Trabalhos científicos são apresentados durante a XV Semana de Comunicação

Apresentações fazem parte do Seminário Interprogramas

Por Patrícia Nadir

A Semana de Comunicação promoveu, nesta quinta-feira (22), uma sessão de apresentações de trabalhos científicos no II Seminário Interprogramas. O encontro, que aconteceu no bloco K da Universidade Católica de Brasília (UCB), proporcionou um passeio pelas pesquisas feitas por estudantes da graduação da UCB e do mestrado da UnB.
Os alunos de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília Alan Rios e Iago Kieling, expuseram o projeto de Iniciação Científica Acessibilidade e Educomunicação. A pesquisa tem como intuito promover a conscientização da necessidade da inclusão social para pessoas com necessidades especiais. Além de explicarem o desenvolvimento do projeto, os alunos falaram um pouco sobre a realização de vídeos acessíveis a deficientes auditivos e visuais.
A segunda apresentação foi comandada pela estudante de mestrado da Universidade de Brasília (UnB), Nayara Güércio. Tendo como foco a problemática acerca da velhice, a pesquisa A Arte de Perder: os Silenciamentos do Mal de Alzheimer na Maturidade Feminina aborda temas como a diferença de visão entre a maturidade feminina e masculina.

Alan Rios e Iago Kieling durante apresentação do Seminário Interprogramas. Foto: Poliana Fontenele

Alan Rios e Iago Kieling durante apresentação do Seminário Interprogramas. Foto: Poliana Fontenele


O eixo da análise se deu a partir de uma do longa Para Sempre Alice, dos diretores Richard Glatzer e Wash Westmoreland. Güércio aproveitou a apresentação para falar da aceitação da velhice e da morte. “Encaramos a morte de forma sombria, mesmo ela sendo uma certeza. O ”, problematiza.

A pesquisadora comentou ainda da importância de se debater o tema. “O cinema, além de reforçar estereótipos sociais, retrata imaginários. Por isso, existe uma necessidade de tratar desse tema dentro dos estudos cinematográficos, porque a população mundial está envelhecendo. Precisamos mudar nosso imaginário em ralação a velhice”.

A mesa examinadora foi composta pelo Professor Doutor Frederico Antônio Cordeiro Feitoza e pela Professora Doutora Florence Marie Dravet, além da pós doutoranda do Mestrado em Comunicação da UCB, Kênia Cardoso Vilaça

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s