Apresentações fazem parte do Seminário Interprogramas
Por Patrícia Nadir
A Semana de Comunicação promoveu, nesta quinta-feira (22), uma sessão de apresentações de trabalhos científicos no II Seminário Interprogramas. O encontro, que aconteceu no bloco K da Universidade Católica de Brasília (UCB), proporcionou um passeio pelas pesquisas feitas por estudantes da graduação da UCB e do mestrado da UnB.
Os alunos de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília Alan Rios e Iago Kieling, expuseram o projeto de Iniciação Científica Acessibilidade e Educomunicação. A pesquisa tem como intuito promover a conscientização da necessidade da inclusão social para pessoas com necessidades especiais. Além de explicarem o desenvolvimento do projeto, os alunos falaram um pouco sobre a realização de vídeos acessíveis a deficientes auditivos e visuais.
A segunda apresentação foi comandada pela estudante de mestrado da Universidade de Brasília (UnB), Nayara Güércio. Tendo como foco a problemática acerca da velhice, a pesquisa A Arte de Perder: os Silenciamentos do Mal de Alzheimer na Maturidade Feminina aborda temas como a diferença de visão entre a maturidade feminina e masculina.

O eixo da análise se deu a partir de uma do longa Para Sempre Alice, dos diretores Richard Glatzer e Wash Westmoreland. Güércio aproveitou a apresentação para falar da aceitação da velhice e da morte. “Encaramos a morte de forma sombria, mesmo ela sendo uma certeza. O ”, problematiza.
A pesquisadora comentou ainda da importância de se debater o tema. “O cinema, além de reforçar estereótipos sociais, retrata imaginários. Por isso, existe uma necessidade de tratar desse tema dentro dos estudos cinematográficos, porque a população mundial está envelhecendo. Precisamos mudar nosso imaginário em ralação a velhice”.
A mesa examinadora foi composta pelo Professor Doutor Frederico Antônio Cordeiro Feitoza e pela Professora Doutora Florence Marie Dravet, além da pós doutoranda do Mestrado em Comunicação da UCB, Kênia Cardoso Vilaça