Palestra de encerramento da Secomunica traz debate sobre TVs públicas

Os participantes da última noite de Secomunica conferiram um debate sobre televisões públicas

Por Maria Gabbriela Veras

A XV edição da Secomunica chegou ao fim e a última noite da bateria de palestras e workshops foi regada de muitas histórias. A conferência aconteceu na última sexta-feira (23/9) no auditório do bloco K da Universidade Católica de Brasília (UCB). Os convidados foram Cláudio Magalhães, jornalista e editor da revista da Associação Brasileira de TVs Universitárias e a argentina Silvia Aguero, doutora em História e crítica de arte. O mediador responsável pelo debate foi o professor Alexandre Kieling.

O início da palestra foi marcada pelo apanhado histórico que Silvia fez da televisão universitária de Tucuman, na Argentina. Neste ano, a TV universitária completa 50 anos de existência e muitos pontos de vista foram mostrados. Entre eles, os golpes políticos que as mídias públicas sofreram ao longo deste período.

Palestra sobre televisão pública. Foto: Breno Esaki

Palestra sobre televisão pública. Foto: Breno Esaki

Além disso, Aguero demonstrou a grande importância de se fazer TV pública. “A principal vertente que as mídias públicas seguem é a matriz educadora e social. É como se cada um estivesse cuidando uns dos outros”, afirmou.

Já, Cláudio Magalhães fez uma explanação sobre a vinda da internet e levantou questões que vieram junto com ela. “A internet vai acabar com a TV”, indagou ao concluir que o meio foi a melhor coisa que aconteceu para a televisão e para o jornalismo. Ele afirmou ainda que a rede extinguiu uma parte do jornalismo que ele não gostava: o furo de reportagem. “Hoje, quem nos dá o furo são os internautas, pelas redes sociais. Os profissionais da área não precisam mais disputar para dar a notícia em primeira mão, a capacidade não é medida mais por isso”, conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s