//
você está lendo...
Secomunica 2016

“Acessibilidade e Educomunicação” é tema do último dia de Secomunica

 

Apresentação teve como tema Arte e Conhecimento Acessível: um olhar igualitário sobre o mundo 

Por Kesley Pereira

Na última sexta-feira (23/9), a XV Semana de Comunicação colocou em debate o assunto acessibilidade e educomunicação. Por meio de projeto de iniciação científica os alunos de graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB) Alan Rios e Iago Kieling, juntamente com o Prof. Fernando Esteban, estão realizando um trabalho de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas escolas públicas. Intitulado “Espaço com Vivência”, o projeto já tem resultado positivo e é motivo de comemoração entre todas as partes envolvidas.

Alan e Iago constataram, por meio de pesquisa, que os estudantes com deficiência, na maior parte das vezes, não conseguem se sentir incluídos no meio acadêmico. São várias dificuldades que fazem com que isso aconteça, desde falta de acessibilidade, pouca atenção diferenciada em sala de aula, inexistência de espaços para atividades físicas adaptadas, dentre outras complicações.

O Espaço com Vivência foi criado em parceria com escolas públicas do Distrito Federal e atende, atualmente, mais de 200 alunos. O programa conta com a participação dos alunos do curso de Educação Física da UCB e às atividades variadas atendem 63 colégios públicos. Para Alan e Iago, o apoio do Governo do Distrito Federal e das instituições de ensino foi muito importante para a realização da proposta.

_mg_0017

Além do Espaço com Vivência, o projeto de iniciação científica elaborou kits educativos que visa retratar realidade de portadores de necessidades especiais. O material é entregue nas escolas públicas do DF com o objetivo de conscientizar a população em geral. Para o Prof. Fernando Esteban, o trabalho é de extrema importância para que outros alunos possam entender as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos e o que eles podem fazer para ajudar.  necessário se conscientizar da sé necessário que este material seja exposto nas escolas.

Em parceria com a agência experimental Espaço Bagagem, serão elaborados instrumentos de apresentação dos resultados do projeto, entre eles está a criação de um livro com a experiência dos alunos, materiais com o progresso de todos os estudantes que ingressaram no Espaço com Vivência e um vídeo de apresentação ao final dessa etapa com o objetivo de mostrar o sucesso que está sendo essa proposta de inclusão social.

Para o aluno André Luiz, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, a palestra foi interessante porque conscientizou os espectadores de que estudantes de várias áreas podem realizar algo para ajudar a quem precisa. Ele afirma que conhece os alunos que tiveram a ideia do projeto e disse que, mesmo estudando junto com eles, só foi possível entender a importância da iniciativa através da apresentação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sobre

A Olfato é a empresa júnior de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília.

A agência oferece serviços e produtos em comunicação realizados por alunos esforçados e comprometidos.

Neste blog, você encontra conteúdos produzidos por membros da empresa.

Contato

olfatocomunicacao@gmail.com

Endereço

Campus I - UCB
%d blogueiros gostam disto: