Em estilo cinema, debate ganhou as telas do auditório do bloco G

Cine Clube abre possibilidades a novas visões críticas sobre o mercado de trabalho

Por Ribamar Martins

Para os estudantes que adoram um cineminha nas horas livres, a tarde de hoje no auditório do bloco G foi pra lá de descontraída.  A primeira edição do Cine Debate, um cinema aberto a perguntas e respostas, conduzida pelo professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Alex Vidigal, trouxe pontos estratégicos a serem discutidos pelos estudantes através de filmes.

Alunos durante a exibição do filme "Um senhor estagiário". Foto: Luciana Oliveira

Alunos durante a exibição do filme “Um senhor estagiário”. Foto: Luciana Oliveira

O filme “Um senhor estagiário”, exibido durante o debate, mostra a história de Jules Ostin, criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas que, apesar de ter sido inaugurado em apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ostin tem uma vida bastante atarefada devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker.  Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo. ‘’O filme mostra o posicionamento da mulher e a construção do olhar às pessoas mais velhas’’, explica o professor Alex.

Ao abrir a sessão para perguntas, diversos foram os temas levantados pelos alunos. Assuntos como a pouca participação do negro no cinema, a relação do virtual versus presencial, além de pontos éticos necessários dentro do mercado de trabalho.  Segundo ele, ‘’o Cine Clube abre possibilidades de termos uma visão crítica a vários assuntos’’.

28032016-_mg_1348

Professor Alex Vidigal durante o Cine Debate. Foto: Luciana Oliveira

O debate contou também com a participação da professora e coordenadora Sheila Costa, onde discutiu com os estudantes a forma de ter um olhar diferenciado das coisas dentro da sociedade. Com um gostinho do que ainda vem por aí, Sheila adiantou e disse que na próxima quinta-feira (22), o Cine Debate trará o filme “Quem sem importa?” e promete deixar todos emocionados e reflexivos.

Não dá para ficar de fora não é mesmo? Então traga sua pipoca, na próxima quinta-feira (22), às 14h, no auditório do bloco G e divirta-se!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s