Ednardo Viana conta como funciona os bastidores de um telejornal

Editor Chefe do programa Balanço Geral Brasília falou sobre como é comandar um programa de TV

Por Layla Andrade

O segundo dia de palestras da XV Secomunica contou com a ilustre participação do ex-aluno da Universidade Católica de Brasília (UCB) e Editor Chefe do Balanço Geral, Ednardo Viana. Em uma conversa com os estudantes, o jornalista – há quase dez anos no comando do programa – falou como foi sua trajetória até atingir o sucesso dentro do mercado de trabalho. “ Meu grande temor quando comecei a fazer jornalismo era não conseguir trabalhar na área, que é um pouco da inquietude que todos os estudantes carregam”, lembra.

Ednardo Viana durante workshop. Foto: Jordania Correia

Ednardo Viana durante workshop. Foto: Jordania Correia

Ao ser questionado pelos estudantes sobre o tamanho sucesso do programa,  Ednardo disse  ainda que a chave é a parceria com o público. Com um jornalismo mais dinâmico e um time de profissionais altamente qualificados, a linha editorial diferenciada do Balanço Geral Brasília está a cada vez mais a cara da cidade.

Mas por trás de todo o glamour da profissão, existem etapas à serem cumpridas antes do material chegar aos telespectadores. A produção, a reportagem e, por fim, a edição precisam ser feitas. Todos os eventos que acontecem durante o dia e também durante a própria programação são levados em conta. O aluno de jornalismo da UCB, Ribamar Martins, disse que as experiências de Ednardo vão contribuir com a sua vida  acadêmica. “ É uma oportunidade incrível ter esse contato com uma pessoa que já tem uma vivência dentro do mercado de trabalho, principalmente para mim que tenho interesse nessa área”, afirma.

Workshop "Bastidores de um telejornal". Foto: Jordania Correia

Workshop “Bastidores de um telejornal”. Foto: Jordania Correia

O editor chefe ainda orientou os alunos em situações corriqueiras na profissão, como controlar o ego, ter humildade e ser racional. Segundo ele, estudantes de jornalismo devem se desafiar e ir atrás de oportunidades.

Além do bate papo, Ednardo revelou algumas das novidades que estão sendo preparadas para o Balanço Geral. Na próxima semana, o programa ganha uma nova identidade visual e, em 26 de setembro, um novo apresentador assume a bancada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s