Workshop ensina a monitorar redes sociais

Com um livro sobre o assunto e atuante na área há sete anos, a jornalista Ana Célia Costa começou a monitorar por hobbie

Por Maria Isabel Félix

Na tarde desta segunda-feira (19/09), aconteceu o workshop sobre estratégias de monitoramento em redes sociais, parte da programação da XV Secomunica da Universidade Católica de Brasília (UCB). Ministrado pela jornalista Ana Célia Costa, profissional na área desde 2009, o encontro reuniu estudantes de Jornalismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ana Célia começou a monitorar redes por vontade própria, durante o período em que trabalhava com cultura em um meio de comunicação digital. “Eu contabilizava tudo: número de comentários, curtidas (…) e fazia uma planilha com todos os dados que eu coletava”, conta. Oficialmente, entrou para trabalhar na área a pedido de seu chefe pelo twitter.

19092016-_mg_0512
A jornalista Ana Célia Costa durante o workshop sobre monitoramento de redes sociais. Foto: Rodrigo Souza

O monitoramento de redes se baseia em coletar informações sobre determinado assunto nos meios de comunicação digitais, a fim de analisar os dados coletados e estudá-los mais a fundo. É possível averiguar quase todas as redes sociais, com exceção do Facebook, uma vez que em abril de 2015 a rede social proibiu  o acompanhamento de seus perfis. As fan pages, no entanto, ainda podem ser analisadas.

Plataformas como o Scup, Seekr, Radian 6, Livebuzz e V-Tracker podem ajudar na hora de fazer o acompanhamento. Ana Célia explica que para isso é necessário escolher palavras-chave, captar conteúdos e criar tags para análise. Como resultado da observação, pode-se indicar quais são os melhores caminhos para um produto seguir no mercado, além de evidenciar a percepção do público-alvo sobre determinado evento, conteúdo e marca.

A jornalista frisa que é importante definir para o cliente o período em que se faz o acompanhamento, além de decidir previamente o que será buscado e o limite das menções à palavra-chave. Assim é possível organizar melhor o trabalho. Para entender melhor como ocorre esse processo, Ana Célia escreveu o livro: Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento, que ensina como trabalhar na área, disponível para a compra online ou em livrarias.

Anúncios

Um comentário sobre “Workshop ensina a monitorar redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s