Internet: liberdade de expressão e respeito à diferença

No último dia do TWB, evento promovido pela Matriz Comunicação, empoderamento e quebra de preconceitos nas redes sociais mobilizam estudantes

Para fechar com chave de ouro o festival The Wall Break, a palestra Youtube e Ativismo LGBT: Como a Comunicação Pode Salvar Vidas propôs uma indagação a respeito de temas relevantes, como a importância da quebra de preconceitos, o empoderamento feminino e a aceitação própria. O bate-papo aconteceu no auditório do bloco K da Universidade Católica de Brasília, na noite dessa quinta-feira (17).

Contando um pouco da história pessoal, a youtuber Jéssica Tauane comandou uma palestra interativa em que o foco principal foi falar a respeito da importância de viver a vida do jeito que a pessoa quer e, principalmente, sendo quem a pessoa é. Num clima descontraído e arrancando gargalhadas dos espectadores, a palestrante contou sobre seu canal no youtube, o Canal das Bee, um espaço designado a abordar o ativismo LGBT em que ela produz conteúdos para jovens que estão passando por dificuldades de aceitação.

Na troca de experiência, a comunicadora deu dicas para produções de conteúdo audiovisual. Ela mostrou como identificar a demanda e criar estratégias de produção para que o público se identifique. Segundo Jéssica, é importante manter o projeto e criar intimidade com os espectadores nessa era de vlogs. A palestrante fez questão de destacar a importância de entender com quem o comunicador está falando.

Breno Esaki _MG_9658A youtuber comentou como lida com a crítica na internet nessa atual onda de haters. “Quando eu vejo uma galera xingando ou sendo maldosa nos comentários, eu fico bem triste. Dou aquela chorada básica, daí eu me banho nas minhas lagrimas (risos), mas levanto ainda mais poderosa. Não importam os xingamentos. O canal tem um intuito que é ajudar determinado público e é isso que a gente faz. Nosso lema é liberdade e amor. A gente salva pessoas”, expressou.

Muito mais que interesse num lucro ou coisa parecida, a palestrante deixou claro o real intuito do seu canal no youtube. Trata-se de um lugar de aceitação para aqueles jovens que sentem necessidade de um espaço em que não existam julgamentos. Ela produz conteúdos de igual para igual e aborda os temas de formas sincera e divertida. É um canal feitos por pessoas que sentem na pele o que significa estar fora dos padrões.

A palestra marcou o último dia de um evento realizado pela agência júnior do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília, Matriz Comunicação. O festival que teve como tema em 2016 Um Universo de Possibilidades levou para o auditório do bloco K, nesses três dias de evento, temas interessantes discutidos por palestrantes com vasta experiência de mercado e de vivência pessoal. Os assuntos foram debatidos com a abordagem para integrar os universitários com as tendências do mercado.

Patrícia Nadir para a Olfato Comunicação
Edição final Professora Fernanda Vasques
Fotos: Breno Esaki 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s